Projeto Pedagógico Viver 5S - Manual

32 páginas. Disponível em formatos digital e impresso (14,8x21cm, em papel branco - capa plastificada)
Este manual é complementado por obras do Kit 5S para Facilitadores

Amostra de páginas

Uma orientação especial para o 5S

Este Manual orienta a implementação do 5S em Instituições educacionais e empresariais por meio do Projeto Pedagógico Viver 5S. Detalhamento e dicas para a prática do 5S estão em outras obras que fornecemos, adequadas a cada público.

Apresentar um projeto para a educação e para o trabalho em um mesmo texto é intencional. O foco deixa de ser em um ou outro segmento isolado. O objetivo é:

PROMOVER O DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO.

Procuramos aproximar empresas e escolas em desafios que lhes são comuns e podem ser superados pelo 5S como instrumento educativo e gerador de empregabilidade. Afinal, educação e qualificação para o trabalho estão no mesmo artigo da Constituição do Brasil*, em que somos citados três vezes como responsáveis pela educação: (1) pelo Estado democrático, (2) porque somos parte de família (3) e da sociedade. Em contrapartida, também somos citados três vezes como beneficiados: como (1) pessoa, (2) cidadão e (3) trabalhador.

Ao longo deste Manual, as frases misturam estudantes e trabalhadores. Isso pode parecer um ruído de comunicação, quando lidas com expectativa parcial. Portanto, recomendamos degustar o conteúdo, aceitando o sabor da mistura, porque é assim na vida real. Na família, no lazer e em comunidades, convivem trabalhadores e estudantes. Seus universos se permeiam. Melhor do que tentar isolá-los, é fazer parte desse convívio, usando-o para ilustrar suas orientações a favor do crescimento de todos.

Com este Manual e outras publicações que fazem parte do Kit 5S para Facilitadores, você pode atender seu público, seja de trabalhadores ou de estudantes.

- Trabalhadores: poderá liderá-los em novos aprendizados para cuidar da rotina e acompanhar a evolução do trabalho.

- Estudantes: eles saberão atuar com sinergia em seu primeiro emprego e no crescimento profissional.

Considere-se incluído mesmo atendendo crianças ou quem não faz parte dos grupos acima.

- Crianças: ainda é cedo e até inadequado lhes dar responsabilidades de gente grande. Porém, com o 5S, podem cuidar melhor de seus brinquedos e estudos e escolher entre pais e professores as referências de heróis para se espelharem, substituindo personagens violentos de filmes e games.

- Outros: qualquer pessoa que não se enquadra nos grupos citados também pode viver melhor com 5S.

Não é objeto deste projeto aprofundar em comparações de teorias pedagógicas e, sim, facilitar a implementação do 5S, já comprovado como meio de melhorar as condições para a Instituição atender sua missão e pessoas realizarem seus sonhos.

Você, que vai atuar como Facilitador, membro de Comitê 5S ou Consultor, é convidado a experimentar este caminho, realizando melhorias simples e complexas para sua vida profissional e pessoal. Além da melhoria em sua própria vida, essa vivência vai torná-lo exemplo a seguir, tendo mais segurança em seu papel.

* A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (Art. 205 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 - grifos nossos).

Produtos para 5S


© Os sites viver5s.com.br e 5s.com.br pertencem à Soluções Criativas em Comunicação - Tel.: 31 3421-9070 - Belo Horizonte - MG