O serviço público é oportunidade para as pessoas se desenvolverem como líderes para o bem comum

5S para serviço público

Origem

A civilização humana que temos hoje só se tornou possível com o serviço público. Antes da organização do serviço público, os seres humanos não sabiam como seria o dia seguinte. À noite poderiam ser assaltados e mortos por animais ou seres de sua própria espécie. A organização de governo dedicado coordenação de conduta facilitou o entendimento do direito de cada um. Isso permitiu a cada pessoa se dedicar a sua rotina de vida, a sua profissão e à criação de seus filhos, preparando-o para o futuro distante.

De pequenas tribos surgiram poderes centralizados que evoluíram para gestão de número maiores de pessoas, até chegar ao que somos hoje. Foi um processo complexo, de lutas pelo poder. A história está repleta de situações em que o cidadão comum não tinha direito algum. Também, de situações de entendimento, da busca do bem comum.

As instituições foram aperfeiçoadas ao longo de décadas. Os governos e outros poderes instituídos sabem que a paz é melhor para todos. Mesmo assim, a disputa de poder continua nos mercados, no controle político, na busca de conforto e mesmo luxo, com individualismo. Enquanto isso, há muitas pessoas e instituições que se dedicam pelo bem coletivo.

Servidores de qualidade

Sendo nações, suas unidades federativas e municípios muito grandes, as decisões de poucas pessoas e as ações de servidores públicos impactam milhares ou milhões de seres humanos. Portanto, quando essas pessoas nestas posições chaves se dedicam para o bem coletivo, os cidadãos serão mais bem ouvidos, mais bem atendidos, mais bem orientados.

As boas práticas do serviço público são definidas em infinitos manuais. A definição de boas normas e a conduta para seguí-las e aperfeiçoá-las depende de servidores públicos conscientes, com conhecimento, habilidade e atitude para fazer o que há de ser feito. Que sejam criativos para a melhoria contínua, fazendo com que a gestão pública esteja atualizada conforme evolui o jeito de viver e de trabalhar.

Os cinco sensos

Imagine um governo ou pequena repartição pública em que os recursos são utilizados conforme seus objetivos. Que as atividades são exercidas por pessoas competentes, em funções compatíveis com a competência de cada um. Em que a comunicação é clara, limpa e praticamente não há retrabalhos. Que as melhores práticas são padronizadas e definidas para todas as pessoas. Que as pessoas assumiram suas responsabilidades e que cada um cumpre o que lhe compete. Que continuamente há sugestões de melhoria dos serviços a partir da demanda da sociedade e da previsão de tendências para o futuro.

Isso é o 5S no serviço público. As frases acima estão de acordo com os impactos alcançados com a aplicação de cada um dos cinco sensos.

Expectativas

Alguns objetivos para o 5S na rotina do serviço público:

 
  • melhoria contínua de processos de trabalho e atendimento;
  • consciência de que a civilização é dinâmica e que o atendimento ao público precisa deve ser flexível para acompanhar sua evolução;
  • desperdícios reduzidos ou zerados;
  • produtividade com baixo consumo de energia (em suas várias formas: inflamável, elétrica, humana);
  • realização pessoal e profissional do servidor público, no reconhecimento de seu valor para o bem comum.

Para implementar o 5S na rotina do serviço público

Pelo Projeto Pedagógico Viver 5S o 5S permeia o dia a dia dos servidores, organizados em Grupos 5S, que vão atender melhorias simples, do tipo "ver e agir". O 5S não é uma atribuição a mais. Consciente dos cinco sensos, as atividades serão mais objetivos e mais leves.

Melhoria complexas são atendidas pela Equipe 5S, rodando o PDCA.

Os produtos da Soluções Criativas para o 5S são focados no fator que é comum a todas as instituições: as pessoas. No trabalho, na educação e na vida particular, precisamos ser pessoas positivas, conscientes do bem comum. Assim, nossa orientação de 5S foca na melhoria do ser humano que vai se dedicar à melhoria dos Fatores de Qualidade de Vida e de Produtos.

Veja mais

Como servidor público, independente de seu cargo ou tipo de instituição em que atua, é interessante conhecer, neste site, como o 5S se aplica para Pessoas, Empresas, Escolas, Comunidades.

 

 

 

Produtos para 5S


© Os sites viver5s.com.br e 5s.com.br pertencem à Soluções Criativas em Comunicação - Tel.: 31 3421-9070 - Belo Horizonte - MG