Auditorias

Pelo 5S tradicional é comum as auditorias acontecerem periodicamente (a cada três ou seis meses), quando funcionários ou auditores externos visitam a fábrica com planilhas, pontuando cada setor. Por aquela orientação, o 5S é praticado pela força dos auditores e de prêmios, geralmente só na véspera de auditoria.

Pela orientação do Projeto Pedagógico Viver 5S, a auditoria começa com a pessoa que estuda ou trabalha e coloca os Cinco Sensos no dia a dia para melhor aprendizado e produção, pela percepção de que é mais agradável estudar e trabalhar em condições 5S. Cada pessoa assume o compromisso com os Pontos a Cuidar Diariamente (baixe formulário com exemplos) da sala ou setor de que faz parte.

Organizados em Grupos 5S, cada membro se torna monitor de um Senso, cujo papel é estimular e verificar a prática do Senso que monitora. O Facilitador (professor, supervisor, gerente etc.), durante sua rotina na Instituição, usa os princípios do 5S para verificar se há inconformidades a corrigir ou melhorias a padronizar.

Em intervalos de tempo maior (a cada um, três ou seis meses) o Comitê 5S fará auditorias gerais, para reforçar a persistência com o 5S e seus benefícios.

Produtos para 5S


© Os sites viver5s.com.br e 5s.com.br pertencem à Soluções Criativas em Comunicação - Tel.: 31 3421-9070 - Belo Horizonte - MG