Há 34 anos escolhi a expressão Soluções Criativas como nome para meu estúdio de arte e futura editora: Soluções Criativas em Comunicação.
É uma expressão muito comum, aplicada no sentido de usar a criatividade na solução de problemas. Porém, logo percebi que ela não tem esse significado. Para ter, seria «criatividade solucionadora».
Mesmo assim, mantive o nome. As palavras que o formam são, cada uma a seu modo, muito significativas na história da evolução da civilização humana.
Se as pessoas não tivesse desenvolvido soluções para seus desafios, não teriam evoluído. Se não houvesse criatividade, estaríamos repetindo a cada geração o que nossos antepassados de 100 mil anos atrás faziam. Se não fosse a comunicação, não seria possível a troca de ideias, a socialização de informações, a criação de conhecimento, a acumulação de conhecimento em melhoria contínua.
Essa evolução nos permitiu chegar ao que chegamos hoje, e, inclusive, desenvolver a Inteligência Artificial, que vai causar impacto profundo no jeito de viver nesse planeta. Muito brevemente. Uma evolução inevitável.
Para adequação e bom proveito do futuro, especialistas sugerem que a educação deva estimular: Comunicação, pensamento Crítico, Criatividade e Colaboração (4C).
Há 34 anos duas dessas palavras já fazem parte do nome da minha empresa. E na prática, o pensamento crítico e a colaboração tem sido estimuladas.
Ter atuado durante 34 anos facilita minha visão de futuro para próximos 34 anos, que começam em 2019. Que sejam de comunicação, pensamento crítico, criatividade e colaboração.