Responsabilidades segundo o Projeto Pedagógico Viver 5S
Comitê 5S
Deve ser formado por representantes de todos os setores onde será praticado o 5S, de modo que as reuniões e decisões sobre 5S considerem os desafios de toda a instituição.
Geralmente, participam quem ocupa cargo de liderança com responsabilidades estratégicas ou pessoas com bom conhecimento e envolvimento com o 5S.
Papéis
- Receber demandas da instituição (direção ou Facilitadores)
- Decidir, em sintonia com a direção e Facilitadores as ações com 5S.
- Reunir-se preferencialmente uma vez por semana (sexta-feira ou segunda-feira), permitindo resposta rápida às demandas.
- Ser representante dos praticantes do 5S junto à alta direção.
Facilitadores
O Facilitador é alguém com cargo de liderança (professor em sala de aula, gerente ou supervisor etc.).
Papéis
- Exercer suas atividades de liderança e verificando o dia a dia de acordo com o 5S.
- Mostrar aos Grupos 5S as inconformidades que devem ser atendidas na semana.
- Ser elo entre Grupos 5S e Equipes 5S e Comitê 5S.
Grupos 5S
Em sua rotina de trabalho, os praticantes do 5S atendem seus pontos de verificação, padrões 5S definidos.
Organizados em Grupos 5S, cada um é monitor de um senso. Seu papel é liderar a atenção a seu senso durante a rotina. O 5S Semanal orienta essa observação.
Papéis
- Atender os pontos a cuidar.
- Estimular, orientar, os companheiros de grupo.
- Participar de rápidas reuniões semanais (preferencialmente às sexta-feiras) para reforço de autodisciplina, solução de inconformidades, propor melhorias.
- Realizar melhorias simples, do tipo “ver e agir”.
Equipes 5S
A Equipe 5S é uma evolução de Grupos 5S.
Como Grupo 5S, os participantes cuidam da rotina. Como Equipe 5S realizam melhorias complexas.
Papéis
- Aplicar o PDCA, ou seja, identificar desafios a atender, observar coletando fatos e dados, analisar estes dados, definir plano de ação, executar o plano de ação, padronizar a melhoria realizada, concluir.