Com a criatividade, o ser humano supera seus limites na terra, na água, no ar, nos cosmos. Este é o lado bom do ser humano para o ser humano.
Há efeitos colaterais que provocam mudança no equilíbrio do jeito de viver dos seres vivos, do ecossistema. Em grande maioria, negativos. Por exemplo, os rios poluídos, os depósitos de lixo.
Tudo começa com o descuido com o que está ao alcance da mão: gavetas bagunçadas, casas entulhadas de supérfluos, empresas desorganizadas, estressantes. Daí, retrabalhos e desperdício de energia.
Por isso precisamos do 5S. Por isso precisamos reaprender o 5S.
Digo “reaprender” porque o 5S já está dentro de nosso organismo. É com ele que nossas células e órgãos se cuidam, mantendo nossa saúde. Assim vive a arara da tira em quadrinhos, sem comprometer o ecossistema.
Observando como nosso organismo se cuida, podemos cuidar do mundo. Seguindo as orientações de cada senso do 5S, nossa criatividade vai melhorar nosso jeito de viver sem comprometer o ecossistema.
Criatividade sustentável com 5S
Senso de Utilização – procure usar as ideias que não levam a efeitos colateriais negativos.
Senso de Ordenação – para as coisas, crie ordem que não comprometa a ordem da natureza.
Senso de Limpeza – desenvolva sistemas de limpeza que não poluam os rios com resíduos.
Senso de Saúde – considere que a saúde atendida por este senso não é só a sua, mas de todo o planeta.
Senso de Autodisciplina – assuma a responsabilidade de conferir o que a sua nova ideia pode provocar de efeitos lá fora, no mundo. Aplique o que é saudável e dedique-se para bloquear efeitos colateriais negativos.