No 5S, os padrões estão no quarto S, o Seiketsu do japonês, traduzido para Standardise (em inglês), o mesmo que Padronizar. Sim, em português o quarto S é traduzido como Padronização, também como Asseio, Senso de Saúde.
Essas palavras citadas como tradução do terceiro S representam significados que têm pontos comuns. Asseio tem a ver com saúde e, em princípio, padronizamos o que é saudável . Toda a nossa rotina é feita de padrões do organismo. Andar, por exemplo, é um padrão coordenado de tensionar ou afrouxar diversas fibras musculares. De tal modo coordenado que damos um passo após o outro, sem cair, sem da chutes violentos.
Já nascemos com milhões de padrões definidos em nosso DNA. É o que nos faz gente e não outra espécie. Ao longo da vida, aprendemos outros padrões.
Isso vale também para empresas e escolas que criamos. Elas seguem padrões anteriores. A capacidade dessas instituições de observar a evolução do jeito de ser e de agir do ser humano é que possibilita definirem novos padrões que lhes garantem a sobrevivência e qualidade de seus serviços e produtos às partes envolvidas: alunos, educadores, funcionários, fornecedores, clientes, comunidades, governo, etc.
Com os três primeiros S do 5S experimentamos novas ideias. O que se confirmou saudável é padronizado. Boas práticas saudáveis são seguidas com o compromisso da Autodisciplina.
Praticar o 5S é muito parecido com viver. Por isso nossa orientação do 5S se chama Viver 5S. Viver 5S é levar a vida em benefício da vida, da qualidade de vida.