I

Veja em vídeo.

O 5S é sempre o mesmo, mesmo sendo praticado por pessoas de idades diferentes (de uma criança a um idoso), pessoas de escolaridades diferentes (de um analfabeto a alguém com pós-doutorado), pessoas em atribuições diferentes (em todos os níveis hierárquicos das instituições).

O que vai ser diferente de uma pessoa para outra é o nível das melhorias que serão implementadas com os cinco sensos.

Por exemplo, um trabalhador braçal analfabeto melhora o uso de suas ferramentas, a ordenação de um método de trabalho, a limpeza do local após cada atividade. A padronização de o que deu certo em suas melhorias com os três primeiros sensos. O compromisso com esses padrões saudáveis.

Na mesma empresa, presidente ou diretor com alto nível de responsabilidade e conhecimento, aplica o 5S para melhorar, por exemplo, o uso, a ordem e a limpeza das informações para detectar as tendências do mercado e oportunidades de negócio. Define padrões saudáveis de relacionamento com fornecedores, clientes, governo, ambiente, comunidades. Assume compromisso com esses padrões, condições para melhoria contínua.

Além disso, o 5S aplicado para a melhoria do ser humano facilita o entendimento do outro, o respeito ao outro. Com isso, todos os níveis hierárquicos podem conversar sobre 5S, já que é um assunto comum a todos, mesmo tendo cada um realizado melhorias de complexidades bem diferentes.

No mesmo dia em que conversa com o funcionário analfabeto, o diretor percebe que uma nova tecnologia vai substituir as tarefas dele e ele seria demitido. A consciência formada pela prática do 5S saudável vai orientar o diretor a não demitir o funcionário analfabeto, mas a implementar programa educativo para alfabetizá-lo, dar-lhe condições de ler manuais e se integrar com harmonia à evolução do jeito de trabalhar e de viver.

Assim, melhoramos a humanidade.

Livros.

Share This