Vez ou outra é preciso fazer um balanço. Verificar o quanto recebemos e o quanto retribuímos.
É claro que essas duas crianças nunca poderão retribuir por tudo que recebem. Mesmo assim, a ideia delas vai ser muito útil. No primeiro momento, elas fortalecem o respeito pelo trabalho de outros, pela preservação do patrimônio público, dos valores sociais. Acabam recebendo mais, no próprio desenvolvimento.
O desenvolvimento de cada um de nós foi facilitado pelo que outros fizeram no passado.
Na antiguidade, desenvolveram o idioma, o trabalho em grupo, moradia, roupas, produção de alimento, técnicas de acumulação de conhecimento.
Mais recentemente, aprenderam como usar a eletricidade, desenvolveram tecnologia, a educação, várias áreas do conhecimento.
Tudo isso está disponível, a baixíssimo custo, se considerarmos a complexidade do que já foi descoberto e inventado.
Nascemos em um mundo organizado em parte, desorganizado em outra parte.
Com o 5S, fazemos foco no que é organizado para aprender. Com este conhecimento, fazemos foco no desorganizado para organizar.
Curtindo o que gerações desenvolveram para nós, podemos imitá-las nas boas realizações e fazer mais coisas, como agradecimento.
Tudo pode ser resumido no título “História da Humanidade”. É uma história fantástica para ser lida, contada para os mais novos, comemorada com os mais velhos.
Especialmente, é uma história para ser vivida. Somos todos personagens desta aventura. Melhor é não perder essa emoção.
Portanto, cada um se inspira no que outros fizeram e retribui com alguma coisa para infinita sequência de capítulos com final feliz.