Veja em vídeo.
Um dos princípios fundamentais da gestão para a qualidade é usar indicadores adequados. Indicadores que podem ser anotados antes e depois de alguma ação de melhoria. Indicadores com que teremos como comparar o resultado alcançado com a situação anterior. Somente assim, saberemos se a ação de melhoria foi eficaz.
Em práticas do 5S, imagens de antes e de depois facilitam comparar o resultado visual. Mas isso não é tudo. A aparência é apenas um dos indicadores com que medimos o 5S. A aparência pode indicar que as pessoas do local são cuidadosas, mas não mede tudo. Do mesmo modo que a ausência de dor após tomar uma anestesia não significa que a causa da dor foi resolvida.
Como também o remédio que abaixa a febre não garante que a causa da febre tenha sido curada. Indicadores de aparência podem esconder as verdadeiras causas de problemas. Problemas escondidos não serão lembrados e podemos deixar de corrigi-los. Portanto, no cuidado da saúde é preciso considerar o que a ciência orienta a partir de profundo estudo com indicadores bem selecionados e testados.
E na gestão para a qualidade nas escola e empresas, precisamos considerar o que está atrás da aparência, além da aparência.
Por exemplo, dados estatísticos de desperdício de tempo, de energia e de trabalho facilitam medir os impactos financeiros. Outros dados, como redução de erros humanos e de pedidos de licença por doença são úteis para medir o impacto dos cinco sensos na qualidade de vida. Qualidade de vida na educação e no trabalho e na vida pessoal de estudantes e trabalhadores.
Observação detalhada dos Fatores de Qualidade, ou seja, as Causas da Qualidade, é meio de definir indicadores eficazes na medida dos impactos das propostas de melhoria. Aprimorando nossa habilidade de definir e seguir indicadores, melhoramos como pessoas, como profissionais e como cidadãos. Bem, não é fácil definir indicador para medir qual é nosso índice de pessoa, de profissional ou de cidadão. Mesmo assim, a consciência da importância dos indicadores é um indicador de que podemos estar no caminho certo, pelo menos qualitativamente.
Livros.