Nos últimos meses, foi acirrado o debate partidário para definir quem vai legislar e executar o governo brasileiro durante os próximos quatro anos. Coincidentemente, milhões de adolescentes e jovens estavam muito ocupados estudando para o ENEM. Sabiam que o sucesso deles dependia do conhecimento.

O sucesso do novo governo depende também do conhecimento, além de habilidade e atitude.

Passada a fase do convencimento, estudantes e candidatos eleitos passam à ação, aprendendo na academia e aprendendo sobre os desafios brasileiros.

Estamos todos no mesmo barco. Daqui para frente, para navegar bem, é preciso conhecer as regras de conduta, os direitos e deveres de cada um.

Considerando que somos um país democrático, participamos do Estado como «sócios» beneficiários e beneficiados. Pagamos impostos e recebemos o atendimento governamental. Assim, precisamos saber como somos envolvidos.

Nesse intervalo até o ano novo, antes nova academia e novo governo começarem de vez, temos oportunidade de nos preparar. A leitura da Constituição Brasileira é um bom começo. Ela nos sintoniza, ela nos iguala preservando nossa diversidade.

Se não é sua natureza esse tipo de leitura, recomendo apenas dar uma olhada, especialmente nos artigos 5º (II e X); 205 (chamada principal). Lendo apenas algumas linhas verá os cuidados que precisa ter, pelo artigo 5º, em seus relacionamentos, assegurando respeitar ao outro e exigir que o outro o respeite.

Pelo artigo 205, perceberá a importância da educação em suas dimensões como pessoa, cidadão e profissional.

Em síntese, conhecendo a constituição, teremos mais consciência em nossas atitudes.

Vídeo

Constituição Educativa

Share This