Vez ou outra os sistemas de defesa da saúde entram em alerta. Dengue, zica, chikungunya, hantavírus, inundações.
Menos alarmantes, em parte por não ser de impacto brusco, as secas e a chuva ácida também são problemáticas. Gradativamente, vão minando os recursos naturais.
Agir no efeito é sempre mais caro. Muitas das ameaças à saúde citadas podem ser evitadas com prevenção, agindo nas causas. Não haveria tanto sofrimento.
Para evitar, é preciso ações conjuntas, coletas de dados e aplicação de recursos adequadas, informações sinceras, verdadeiras, transparentes, confiáveis.
Pelo 5S, o Senso de Saúde é muito importante nessas atitudes. Não especificamente pelo termo saúde, mas porque é com este senso que observamos os efeitos de práticas anteriores, com os outros sensos.
As boas práticas são padronizadas, de modo que sejam sempre seguidas, promovendo efeitos positivos. Cuidando da natureza, até a chuva ácida vai diminuir. Inclusive o tipo de chuva que desespera o pai da criança.
Os maus exemplos que vêm de cima são de pessoas em cargos de grande responsabilidade no alto das hierarquias. Temos visto diversos empresários e pessoas do governo dando maus exemplos. E são exemplos contagiosos.
Primeiro contagiam os escalões superiores, mais próximos, que seguem o exemplo da liderança imediata. De escalão em escalão, vão cair como chuva sobre as famílias.
É preciso muita atenção para que jovens, adolescentes e crianças não aceitem a mentira, a corrupção e as irregularidades dos governantes como exemplo a seguir. Quando isso acontece, ninguém confia em mais ninguém. E as famílias e amizades são destruídas.
Sabendo disso, nos cuidamos, como cidadãos, dando bons exemplos e fazendo cobranças a partir da base da hierarquia.