Veja em vídeo.
“A força de um homem e de um povo está na não violência. Experimentem.”
Foi com esse pensamento, com a não violência e sem usar armas, que Mahatma Gandhi liderou o povo indiano para libertar a Índia do domínio inglês. Por isso, não aconteceu massacre de pessoas inocentes.
A escolha dessa frase de Mahatma Gandhi para abrir o livro A Gangue e o 5S tem um objetivo claro: promover a reflexão, estimular crianças e adolescentes a pensar sobre os efeitos da violência, evitando a violência. Até mesmo quem já participa de gangues pode repensar o que está fazendo. Até mesmo gangues podem mudar o jeito de ser, tornando-se grupos de estudo, de cuidado do ambiente. É o que acontece com os personagens dessa aventura.
Mesmo se você ainda não leu “A Gangue e o 5S”, você pode usar a inteligência e o que conhece do mundo para refletir sobre o que o presidente Jair Bolsonaro está propondo para o Brasil. Ele quer que as pessoas usem armas.
Como você gostaria que as pessoas alcançassem seus objetivos?
-
- Por meio de armas.
- Por meio da educação e do diálogo.
Pense nisso e pense também em qual é a melhor respostas para outras perguntas.
- Você, aluno, prefere um professor que mantém a turma prestando atenção …
- porque está armado, ou
- porque o professor trata os alunos com respeito e ensina bem?
- Você, professor, ao virar as costas para escrever no quadro, prefere …
- um aluno silencioso, misterioso e que tem uma arma, ou
- um aluno que faz pergunta quando algo precisa ser esclarecido?
- Você, cidadão, prefere …
- um governante que defende o uso de armas ou
- um governante que acredita mais no diálogo, que escuta as perguntas e responde com clareza?
- Você, empresário ou trabalhador, prefere que as decisões para o futuro da nação sejam feitas
- a partir da força das armas, ou
- a partir de boas ideias?
- Você, pessoa que experimenta pensar sobre isso, prefere …
- prender e torturar pessoas ou
- prefere educá-las para a convivência de respeito ao outro, ao ambiente, trabalhando para o bem comum?
O livro A Gangue e o 5S foi publicada em 1994. Há 26 anos. Pelas cartas e mensagens que recebemos, muitas pessoas experimentaram a não violência. E são hoje seres humanos positivos (como pessoa, como cidadão, como profissional).
Agora é a vez de novas gerações. Precisamos mostrar ao governo que não queremos mortes, não queremos sofrimento.
A economia que faremos ao deixar de produzir e comprar armas pode ser aplicada na saúde, na educação, na qualidade de vida.
Isso é não violência, do sonho do indiano Mahatma Gandhi, que ouviu do pacifista russo Leon Tolstói. Leon Tolstói havia se inspirado no pacifista americano Henry Thoreau.
Na década de 1960, Mahatma Gandhi foi inspiração para Martin Luther King, na libertação dos afrodescendentes americanos da injustiça. Leis foram mudadas, mas ainda há leis e pessoas que precisam ser melhoradas para que deixem de oprimir outras pessoas.
Se você der uma volta no mundo pela história, vai encontrar muitas e muitas pessoas que lideraram multidões sem uso da violência.
Assim, sem armas, com sabedoria, orientação adequada e respeito ao outro, gangues vão se transformando em grupos de estudo e de defesa do ambiente, melhorando o mundo para filhos e netos.
Se você é criança ou adolescente, esse será o mundo que sonhamos para você. Que você não seja morto. Que não mate ninguém. Que não use armas. Que não precise de armas. Que use a inteligência, a criatividade e a sabedoria para a paz e o respeito ao outro.
É assim que seremos uma nação respeitada no mundo.