A qualidade é consequência do cuidado dos Fatores de Qualidade. Os seis fatores (Ambientes, Pessoas, Equipamentos, Materiais, Métodos e Medidas) são causas. Pelo diagrama de Causa e Efeito, desenhado pelo japonês Kaoru Ishikawa, é fácil observar onde devemos atuar para ter o efeito desejado. Atuando nas causas, ou fatores, vamos ter como efeito a qualidade.
Isto é conhecido como causalidade, um jeito simples de ver o que teremos conforme o que fazemos.
Há uma outra palavra que devemos considerar: transversalidade. Significa as influências em outras direções, atravessadas. Por exemplo, o ambiente pode influenciar o comportamento das pessoas. Pessoas com boa escolaridade sabem usar bons métodos para alcançar seus objetivos. Métodos bem aplicados evitam desperdício de materiais. Materiais adequados não estragam equipamentos. Equipamentos bem regulados funcionam dentro das medidas ideais de consumo de energia. Medidas sustentáveis de uso dos recursos naturais preservam o ambiente.
Deixo, agora, por sua conta, refletir sobre o mundo, observando o diagrama de Causa e Feito, procurar evidências de causalidades e transversalidades que, bem cuidadas, poderiam tornar o mundo melhor.
Várias destas evidências estão perto de você e, por vezes, são simples. É pegar e cuidar. 5S nelas! Melhore o uso, a ordem, a limpeza. Faça avaliação do que fez. Evite perder o que é saudável.
Olhe para dentro de você, procure deixar bem claras em sua consciência as suas potencialidades. Apoie-se nelas para se entusiasmar e fazer o que precisa ser feito.
O diagrama de Causa e Efeito é base para desafios complexos de seis Equipes 5S na publicação Equipe 5S – Aplicando o PDCA.