Em 2009, foi preciso que cinquentões resgatassem o que haveriam de ser.
Por experiência de vida, posso fazer o desenho com toda propriedade.
Muita coisa que aprendi com meu avô paterno e meus pais fazem muita diferença no que sou. E sei que o comportamento deles para me ensinar foi formado pelo que eles aprenderam de pessoas mais velhas, que também aprenderam de pessoas mais velhas e, assim para trás, até o infinito.
Comportamentos culturais de hoje, inclusive como organizar arquivos em computador, podem parecer muito recentes. Mas são formados sobre bases que vieram de nossos antepassados, em melhoria contínua.
A começar pelo cérebro humano, que em milhões de anos desenvolveu bases cognitivas que nos diferenciam de nossos antepassados.
O 5S (como meio muito recente de dar um jeito na bagunça e promover o crescimento humano, do cidadão e profissional) nada mais é do que a sistematização de conhecimentos históricos. O 5S é a sistematização de forma didática de práticas milenares. Os cinco sensos (Utilização, Ordenação, Limpeza, Saúde e Autodisciplina) são muito parecidos com o que sempre foi feito dentro de nosso corpo, de modo que sejamos saudáveis.
Superada a fase de animais selvagens, a humanidade desenvolveu costumes, regras de conduta, equipamentos sofisticados. Para usar tudo isso corretamente a cada desafio da vida, é necessário ser orientado adequadamente.
Nesse desafio, mais uma vez, o 5S é fundamental. O 5S nos orienta a realizar boas práticas, persistir em boas práticas saudáveis.
Assim, as novidades do mundo vão garantir o mundo saudável para a biodiversidade. O que inclui cada um de nós, ou seja cada um de nós é responsável e beneficiado pela qualidade de vida no planeta.
O futuro da humanidade depende também de em qual Deus se espelharem crente e ateus.