A expressão Senso de Saúde na tradução do quarto S do 5S é uma escolha feliz. Ela nos permite dar ao 5S um sentido coletivo, voltado para o bem estar da diversidade, da biodiversidade.
Esse S também foi traduzido como Asseio e Padronização.
Asseio se parece um reforço do terceiro S, conhecido como Limpeza. A palavra padronização, sozinha, não garante efeito positivo, já que é possível, por exemplo, padronizar comportamentos agressivos ou criminosos. As organizações criminosas são bem padronizadas em suas atitudes de contravenção e de evitar deixar provas dos crimes.
A expressão Senso de Saúde inclui Asseio, porque asseio é conduta de quem busca saúde. Inclui também Padronização, já que só temos saúde se tivermos definido padrões saudáveis, se seguirmos padrões saudáveis.
Como é impossível alguém ser saudável em meio contaminado, é necessário cuidar do meio, da saúde dos ambientes, dos relacionamentos, de nossos espaços próximos e ao grande bioma do planeta.
O primeiro personagem, o prisioneiro, ao se acostumar em roubar estava padronizando conduta negativa. O segundo personagem se arrependeu porque algo dentro dele disse que não deveria ter roubado o pirulito. Pela idade deles, é bem certo que nunca haviam ouvido falar de 5S – e muito menos de Senso de Saúde nesse entendimento que digo aqui.
Pois bem, eles foram crianças no passado e as crianças de hoje serão os adultos de amanhã.
Hoje, podemos orientar nossas crianças para o desenvolvimento do Senso de Saúde, a padronização de jeito de ser e de agir de forma saudável.