Sendo considerado rei, o cliente poderia se sentir ditador.
Assim, não entrego a coroa ao cliente ao promover o 5S, que veio com a bagagem da qualidade do Japão.
Resolvi valorizar o cliente de outro modo: considerando-o na horizontalidade de relações humanas, em que todos somos iguais e merecemos igual consideração e respeito.
Desse modo, clientes e fornecedores podem dialogar com olhos nos olhos, cada um expondo o que tem para oferecer e o que precisa para se realizar as negociações.
Assim, tratamos também os clientes internos de uma organização. Em uma sequência de linha de produção, um funcionário é cliente do outro. O papel de cada um é colaborar de modo que o outro seja bem servido e um orientando o outro quando falhas são percebidas.
A senhora do desenho expõe a percepção de cliente interno além das fronteiras de sua empresa. Um funcionário que não está bem não deve ser sumariamente demitido por isso. Se o fizer causará vários problemas. O primeiro, que já citou, a perda do trabalho de descobrir que ele precisa ser educado. Se não for educado vai sofrer o desemprego, emprego de baixa qualidade e futuro desemprego.
É assim, com baixa qualidade da pedagogia empresarial, abandonando trabalhadores, que perdemos oportunidades de promover o bem estar geral.
TENHO APROVEITADO CADA PUBLICAÇÃO. LEITURA CONSTANTE DO LIVRO, TEM ME PROPORCIONADO INQUIETUDE EM BUSCAR MUDANÇAS, QUE POSSIBILITE AOS ALUNOS O DESEJO DE QUERER FAZER A DIFERENÇA. PARABÉNS WAGNER PELO BELÍSSIMO TRABALHO.