Crianças são influenciadas pelo meio em que vivem e pelos mais velhos, especialmente pelos pais.

Se os pais são irritadiços e agressivos, esses serão os exemplos que as crianças terão para definir o jeito de agir.

Se os pais entendem as necessidades dos filhos e dialogam com eles de forma agradável e com respeito, há tendência de os filhos agirem assim quando crescerem. O jeito de agir vai influenciar o jeito de ser, o jeito de ser que vai acompanhá-las por toda a vida.

Parte de o que somos foi definido quando éramos crianças.  Isso pode ser verificado em pequenos hábitos, no jeito com que nos relacionamos com as novas gerações. É o que foi constatado por estudiosos do comportamento humano, em pesquisas criteriosas, que se tornaram referência para a pedagogia e a psicologia que conhecemos hoje.

Esses entendimentos contribuíram para eu definir a história da família da cartilha Dando um Jeito na Bagunça.

Havia nessa família um círculo vicioso: pais irritadiços e desorganizados criando filhos desorganizados e irritadiços que irritavam os pais. Até que a empresa onde o pai trabalhava implementou o 5S. Isso melhorou o jeito de agir do pai. Ao procurar entender a mudança do pai, as crianças descobrem o 5S e o praticam. E o círculo se inverte, tornando-se virtuoso.

Essa mudança acontece com iniciativa de empresas e, também, de escolas, que estimulam estudantes na prática do 5S. Se o estímulo é da escola, alunos influenciam os pais.

Share This