Nesses momentos tensos de disputa eleitoral, as crianças são utilizadas pelos adultos para defender suas ideias. Abraços e fotos, para demonstrar que o candidato considera as crianças e para parecer que elas gostam do candidato. No entanto, a vontade da criança e a educação da criança são negligenciadas.

Quando crianças percebem que pais, parentes e amigos adultos estão mentindo somente para ganhar a eleição, elas acabam incorporando a permissividade de mentir para levar vantagem. Acabam achando que é normal cometer irregularidades, desde que não sejam descobertas.

Defender um candidato em nome a moralidade com publicações mentirosas pode levá-lo a ganhar a eleição. Porém, a atitude corrói a credibilidade do eleitorado, do candidato e dificulta levar a sério as denúncias verdadeiras.

A verdade no governo começa com a verdade de quem apoia os eleitos na eleição e no futuro.

O futuro próximo, da próxima gestão, depende da dignidade formada antes da eleição. O futuro de longo prazo depende dos exemplos que damos às crianças.

A leitura e orientação do 5S conforme chamo de Viver 5S tem esse foco.

Há significativa ênfase no quarto Senso, o Senso de Saúde. Saúde em todos os sentidos. Da mente e do corpo, da vida social, em comunidade, em família. Saúde ambiental, da biodiversidade, das instituições humanas.

A prática, ou seja, o jeito de agir, com o três primeiros sensos é sempre em busca de resultados saudáveis.

O jeito de ser é fortalecido com a emoção na avaliação das práticas, com que se definem padrões saudáveis. A racionalidade consolida o compromisso em ser e agir saudáveis.

Share This