Como dar lições de cidadania, ética e respeito em um ambiente que agride quem o frequenta? Não é uma tarefa simples. Para que uma criança realmente entenda as lições, precisa ver o exemplo no ambiente, nos professores, nos colegas, na comunidade e, quando jovem, nas lideranças públicas.

Não podemos culpar as escolas pela situação caótica que se encontram. Elas são vítimas do meio, vítimas das comunidades ou do descaso dos governantes. O ambiente agressivo na comunidade compromete o processo educativo. Se a educação não vai bem, as pessoas perdem a noção de valores e de respeito. É um grande círculo vicioso que se degrada continuamente.

Levantar grades e muros é, em várias comunidades, uma solução desesperada, único meio de algumas escolas alcançarem um pouco de “normalidade”.

No entanto, ao sair da escola, o aluno cai no mundo real, desprotegido. E neste mundo real, violento e de desrespeito, ele perde todas as referências orientadas pela escola. Portanto, levantar muros e grades nas escolas é mais do que fechar os olhos ao mundo: é alienar. Não educa, submete. Não orienta para a liberdade, institui a desconfiança.

Se a sua escola concluiu que precisa engradear os alunos, não se acomode com as grades. Enquanto isso, procure caminhos para promover a sinergia com a comunidade para, gradativamente, retirar as grades, abaixar os muros, plantar jardins, florir a vida.

Dê o exemplo. Saia à rua. Se as pessoas se abrirem para o relacionamento amigo nas ruas, a convivência será mais tranquila, de respeito, de confiança.

A confiança é meio mais econômico de promover a paz em sociedade.

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