Veja em vídeo.
Há entendimento de que a família é muito importante na formação das crianças. Direta ou indiretamente, a conduta dos pais, de irmãos e outros parentes presentes vai influenciar em o que essas crianças serão no futuro.

Se pais resolvem seus problemas por meio da violência, filhos também poderão apelar para a violência quando tiverem problemas semelhantes. Se pais vivem na bagunça, os filhos não sentirão necessidade de se organizarem e vão bagunçar na escola, no trabalho. De famílias desorganizadas e descuidadas saem futuros empresários e gestores públicos que serão desorganizados e descuidados na liderança de empresas e governos.

Esse descuido com as coisas é um dos fatores que tem comprometido o ambiente, entupido os canais de fluxo da chuva, provocado tragédias. Tragédias que têm arrasado várias famílias.

Famílias são vítimas de condutas que não foram bem orientadas em famílias, em famílias que não aconteceram bons exemplos.

Como a família é um espaço muito particular, comunicadores e pedagogos não podem ir lá, intrometendo-se para dizer como devem agir.

Podemos, sim, dar exemplos com histórias que podem ser lidas, pensadas e debatidas em família, nas escolas, na gestão empresarial ou pública.

Um ou outro membro da família faz uma melhoria aqui, outra ali. A melhoria no ambiente começa a melhorar o jeito de agir e o jeito de ser de crianças e de adultos. As pessoas vão se cuidando, evitando desperdícios, melhorando o relacionamento, promovendo o bem estar em família.

Uma família que se cuida pode ser exemplo para amigos em outras famílias. Com o tempo, melhoramos o condomínio, a rua, o bairro, as empresas e as escolas, a cidade, o mundo.

Assim é que posso contribuir, por meio da comunicação e da pedagogia.

A cartilha citada.

Share This