Desenhos: detalhe da cartilha Lições do Canteiro de Obras

Se você mora entre paredes, sob um teto ou mesmo sob um viaduto, um profissional faz muita diferença na sua vida.

Se você anda por calçadas cimentadas ou percorre ruas, avenidas ou rodovias em bicicleta, moto, carro ou transporte coletivo, esse profissional realmente faz muita diferença na sua vida.

Se você curte os monumentos históricos e a relevância de edifícios, fábricas, pontes e viadutos, já deve saber a qual profissional me refiro.

Se não sabe, vai mais uma dica: é ele que carrega pedras, prepara a massa, levanta as estruturas e paredes, assenta pisos janelas e portas, dá acabamento e coloca o teto nas construções.

É o trabalhador da construção civil.

Pode ser um antepassado distante, ou bisavô, avô, pai, você ou será seu filho, neto, bisneto, ao futuro infinito que nem dá para imaginar. Você não os reconhece na multidão, mas estão bem visíveis pelas suas obras.

Toda a infraestrutura em que se apoia uma nação é erguida pelas mãos de trabalhadores da construção civil. Eles merecem nossa consideração.

Se esperamos qualidade dos produtos que a construção civil nos oferece, podemos retribuir oferecendo qualidade de vida ao trabalhador da construção civil que os produz.

Isso pode ser feito de vários modos. Um deles é o aprendizado. Condições de trabalho educativas, que estimulem e orientem o trabalhador a exercitar a qualidade do produto em sintonia com a busca da qualidade de vida.

O exercício para a qualidade no trabalho é meio de o trabalhador melhorar sua qualidade como profissional, pessoa e cidadão. Com essas qualidade ele vai se cuidar e cuidar de sua família para qualidade de vida.

Share This