I

Veja em vídeo.

Usamos a palavra sonho para representar o que acontece conosco quando estamos dormindo. Usamos a palavra sonho também para representar o que definimos quando estamos acordados.

Esses dois tipos de sonho podem ser comprometidos pela bagunça.

A bagunça no quarto em que dormimos pode ser tornar um pesadelo. Sombras e pequenos focos de luz na diversidade de coisas no quarto se transformam em imagens fantasmagóricas, influindo na qualidade do sonho e do sono.

A bagunça no trabalho, na escola na vida particular dificulta a nossa concentração em o que temos de fazer. Acabamos perdendo tempo, desperdiçando energia física e emocional. Isso desvia ou retarda a nossa caminhada em direção à realização do sonho que definimos quando estamos acordados.

Se o sonho que definimos acordados é importante, não realizá-lo é motivo de mais incômodo, que bagunça nosso bem estar antes de dormir, dificultando dormir, comprometendo o sono e o sonho que temos dormindo.

Como você pode ver, sonhos de naturezas diferentes podem gerar um círculo vicioso em situações de bagunças. Portanto, para que tenhamos bons sonhos dormindo e realizemos os sonhos acordados, cuidemos da bagunça, dando um jeito na bagunça.

Eliminemos a bagunça na vida particular, a partir da intimidade do quarto de dormir. E cuidemos também da bagunça em nossa vida na instituição de que fazemos parte, estudando ou trabalhando.

Dependendo do tamanho da bagunça, podemos contratar terceiros, como um faxineiro, pedreiro e pintor.  Eles podem fazer o trabalho pesado, que não temos conhecimento ou disponibilidade para realizar.

Mas é importante lembrar que o melhor cuidado para não se ter bagunça é não deixar a bagunça se instalar, se acumular. Entregar nas mãos de terceiros o cuidado de nossas bagunças não corrige nossos hábitos de gerar bagunça. A bagunça continua dentro de nós. Se algum sonho for realizado nessa situ   ação, não será exatamente a realização de sonho pessoal. Não será exatamente um crescimento pessoal, como profissional ou cidadão.

Então, ao praticar o 5S, entenda que a prática é sua. Evite passá-la a terceiros. Não terceirize seus sonhos.

Livros.

Share This